Saiba mais sobre envelhecimento dos cabelos

O envelhecimento dos fios podem deixar os cabelos finos, opacos e sem vida

O envelhecimento cronológico dos cabelos acontece com o passar dos anos, os cabelos ficam mais finos por conta das alterações hormonais e da microcirculação que nutre o folículo produtor dos fios.  Isso porque o metabolismo desacelera com a idade, levando a um estresse oxidativo do organismo que também ajuda na perda da melanina e queratina. O resultado são fios mais finos, opacos e quebradiços. A poluição, o cigarro, o sol, o uso frequente do secador, chapinha e tratamentos químicos também contribuem para o envelhecimento precoce das madeixas.

Para o Dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participante do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco, Dr. Erick Omar, uma alternativa para tratar o envelhecimento dos cabelos são os nutricosméticos: Cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal) que trazem doses acima da ingestão diária recomendada.

“Aqueles indicados para a manutenção dos cabelos saudáveis geralmente contêm em sua formulação vitamina biotina, zinco, ferro e antioxidantes. Esses produtos possuem especialmente antioxidantes, proteínas e hidratantes capazes de penetrar na fibra capilar. O ideal é usá-los uma vez a cada 15 dias, o uso frequente pode deixar o cabelo pesado, oleoso e sem vida”, conta o médico.

Os fios envelhecidos têm aspecto ressecado e opaco e isso ocorre devido à diminuição da produção de sebo do couro cabeludo que é responsável por lubrificar os cabelos. É importante manter uma alimentação saudável, uso de produtos que nutram o cabelo, evitar bebidas alcoólicas, cigarros e estresse.

O Dermatologista, alerta que algumas disfunções no couro cabeludo, também contribuem para o mau desenvolvimento dos fios.

“Algumas doenças do couro cabeludo como a dermatite seborreica (caspa) levam a uma microinflamação dos folículos prejudicando ainda mais a produção de um cabelo sadio. Para prevenir que isso aconteça, evite o uso de bonés e/ou apliques e lave o couro cabeludo com frequência com xampus adequados para seu tipo de cabelo”, finaliza.

 

Dayane Bárbara

Dayane Bárbara

jornalista e apaixonada pelo mundo da beleza

More Posts

0
11 Comments
  • Maria Yasmin (@mariayasmin26)
    agosto 19, 2016

    Gostei de saber mais sobre o envelhecimento dos cabelos.
    Bjjus

  • alanazoz
    agosto 19, 2016

    Muito interessante, adorei o post.
    Completo e principalmente esclarecedor 😉

  • liz
    agosto 20, 2016

    supper interessante! é uma coisa que nao paramos tanto pra pensar mas que precisamos cuidar, né?

  • Pry Silveira
    agosto 22, 2016

    Super legal esse post, não sabia que os cabelos também envelheciam!

  • Denise Santos
    agosto 24, 2016

    nossa super amei, é muito bom a gente saber disso para nos cuidarmos melhor do nosso cabelo. amei o post. beijos

  • Larissa Santos
    agosto 24, 2016

    Adorei o post!

  • makesecupcakes
    agosto 26, 2016

    Muito interessante saber mais sobre o assunto, eu como não uso química então vai demorar mais o envelhecimento!! =)

  • Jessé Almeida Diniz
    agosto 27, 2016

    Tricologia devia ser o especialista em tricô haha
    Brincadeiras à parte, adorei o post. Algumas pessoas pensam que cabelo não merece tanta atenção, mas ele merece ser cuidado tanto quanto você cuida das unhas ou da pele. Tem que usar os produtos certos para seu tipo de cabelo, para evitar danificá-lo.

  • Luciane Norberta
    agosto 28, 2016

    Uau!!! Adorei o Post, realmente nossos cabelos precisam de cuidados e atenção diariamente, se não depois fica tarde de mais para recuperar os danos, tanto externos como aqueles que fazemos em casa com chapinha e secador.

  • Elaine Almeida
    agosto 28, 2016

    Adorei o post,super explicativo,e fácil de entender!Passou todas as informações necessárias!Parabéns!

  • Erica Oliveira
    agosto 29, 2016

    Cara, eu tenho lido sobre isso ultimamente, e até comprei alguns produtos para tentar ajudar, é incrível como os cabelos realmente envelhecem rsrs antes de começar a pesquisar eu nunca imaginava que isso pudesse acontecer e agora eu tomo mais cuidado com os meus fios por causa desse probleminha rsrs

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: