Outubro Rosa, cuide-se

Vamos falar sobre um assunto muito importante? 🌺

O Outubro Rosa traz o debate para a conscientização de um assunto muito importante, é o mês dedicado a prevenção ao câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres no mundo todo.

A previsão do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno que mais atinge as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele.

Vale destacar que a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, torando o diagnóstico um pouco difícil de detectar precocemente.

Mas vamos entender um pouco mais sobre o movimento?

Sobre o movimento

Outubro rosa

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Campanha Outubro Rosa 2016

 A campanha:

  • enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Como se previnir

Existem muitos fatores de risco para o  câncer de mama, podendo ser algo da genética, histórico familiar, o consumo de tabaco, a alimentação incorreta, entre outros tantos outros mais. E para evitar que seja surpreendida com uma notícia triste, é muito importante que as mulheres realizem sempre os exames, façam a mamografia periodicamente e manter uma vida mais saudável.

Então, incentive sempre a sua mãe, amiga, avó, tias a se cuidarem e terem mais atenção com relação a essa doença, quanto antes identificar, mais rápido é feito o processo de cura.

É sempre bom, para todas as pessoas, sendo mulheres ou não com a idade em que o câncer de mama pode aparecer, é manter cuidados com o corpo, alimentação de forma saudável. Então, pensei em selecionar alguns produtinhos que são bons e naturais.

Dicas de cuidados com produtos Naturais

Desodorante Spray – Boni Natural 

desodorante-boni
O produto não contém ingredientes sintéticos e químicos que mostraram em estudos científicos níveis de toxidade e/ou perigo à saúde e ao meio ambiente. Com óleos de melaleuca e alóe vera, proporciona 24 horas de proteção

Ele é vegano e sem uso de álcool, parabenos, triclosan e cloridrato de alumínio.

Óleo de coco – Copra

Óleo de coco
Óleo de Coco Extra Virgem pode substituir diversos óleos usados na cozinha, pois é um produto  suporta altas temperaturas sem sofrer modificação em seus componentes nutricionais, ele não possui gordura trans. Ele é ótimo para ser usado para a nutrição dos cabelos e da pele. É um produto alimentício usado para tratamentos de beleza também, tamanha a sua eficiência.
O Óleo de Coco é composto de antioxidantes, diminuindo a ação dos radicais livres, além de ser rico em ácidos graxos, vitamina E, Ômega 6 e Ômega 9. É extraído da fruta fresca, prensado a frio, não passando por nenhum tipo de refinamento, logo é um produto 100% natural e livre de agrotóxicos.

Máscaras – Feito a mão Cosméticos

máscara capilar

As máscaras capilares são feitas artesanalmente e a base de óleos 100% vegetal. São todos livres de parabenos e silicones, e tem variedade de máscaras para cada necessidade do cabelo.


Vamos juntas por essa causa, pela conscientização do câncer de mama 💝

Ágatha Alves

Ágatha Alves

Jornalista por formação, 25 anos, leonina, cacheada com muito orgulho e paulistana. Cultiva um amor incondicional por esmaltes e algumas coisinhas a mais.

More Posts - Website - Twitter - Facebook

0
4 Comments
  • Pry Silveira
    outubro 28, 2016

    Esse assunto tem que ser abordado, e muito! Super importante saber como se prevenir! Adorei o post e as dicas!

  • Erica Oliveira
    outubro 31, 2016

    eu adoro esses posts quue misturam dicas com a campanha outubro rosa, pq além de orientações sobre o projeto a pessoa ainda conhece produtos incríveis. E eu adoro esses que vc indicou 🙂

  • alanazoz
    novembro 1, 2016

    O Outubro rosa é muito importante e eu adorei as dicas e as orientações sobre a campanha.Esses produtos que você indicou, devem ser maravilhosos, além de, não prejudicarem a saúde dos pacientes.

  • makesecupcakes
    novembro 1, 2016

    Essa campanha deveria durar o ano todo <3 mas já que não dura, a nossa conscientização precisa ser contínua.. Adorei a indicação de produtos!!

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: