É aprovada a lei que proíbe testes de cosméticos em animais

Oie Maricotas, hoje eu venho com uma notícia bem bacana que acabei lendo e decidi vim também contar para vocês, principalmente pensando em que devemos ficar sempre atentas sobre os produtos que usamos, se são testados em animais.

Foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) a lei que proíbe o uso de animais em testes para a produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. E o próximo passo é passar pela comissão de defesa do consumidor e depois vai à votação.

A proposta (PLC 70/2014) proíbe testes de ingredientes e de produtos cosméticos, veda o comércio de produtos que tenham sido testados em animais e incentiva técnicas alternativas para avaliar a segurança das formulações, conforme emendas apresentadas pelo relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

De acordo com o texto aprovado, os testes em animais poderão ser admitidos pela autoridade sanitária em situações excepcionais, frente a “graves preocupações em relação à segurança de um ingrediente cosmético” e após consulta à sociedade.

As condições para essa autorização são que o ingrediente seja amplamente utilizado no mercado e sem possibilidade de substituição; que seja detectado problema específico de saúde humana, relacionado ao ingrediente; e caso inexista método alternativo de testagem.

 Fonte: No Varejo

Ágatha Alves

Ágatha Alves

Jornalista por formação, 25 anos, leonina, cacheada com muito orgulho e paulistana. Cultiva um amor incondicional por esmaltes e algumas coisinhas a mais.

More Posts - Website - Twitter - Facebook

0

No Comments Yet.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: