Dicas: Cuidados e informações para a estação mais fria do ano

Oie Maricotas! 💗

Agora no inverno e sabemos que com a temperatura mais baixa e pouca umidade do ar, a nossa transpiração diminui e a gente exagera bem nos banhos quentes, como já falamos no texto de cuidados com a pele, assim acabamos diminuindo a retenção da umidade da pele.

A Coordenadora do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Denise Steiner, nos dá algumas dicas e cuidados que temos que ter nesse período friento do ano e também nos informas algumas doenças comuns nessa época.

“A pele do rosto e do corpo está sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante manter a pele hidratada e consumir alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e antioxidantes que possam contribuir com a saúde a longo prazo”, explica

Nessa época, também acaba aparecendo algumas doenças, que a Dra Denise nos diz que podemos chamar de doenças do inverno.

Quando a pele está hidratada, significa que quantidade de água é suficiente para cumprir sua função fisiológica em relação à barreira de proteção. Caso a pele fique sem água suficiente se inicia um processo de inflamação que provoca irritação, avermelhamento e perda mais intensa de água, num círculo vicioso que pode culminar com feridas e infecção.

Por isso, certas dermatites ocorrem mais no inverno.

Conheça as dermatites mais comuns no inverno

Dermatite seborreica

É um avermelhamento e descamação que acontece no rosto, couro cabeludo e tronco. Essas lesõeslevam a coçar e arder, podendo ocasionar uma infecção secundária. O frio por desidratar a pele pode ser o fator desencadeante. A pele fica sensível e sem tolerância para produtos ácidos ou com pH alto.

Dermatite atópica

O principal sintoma dessa dermatite é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e aparecerem no rosto, tronco e membros.

A Dra Denise informa que na infância as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Psoríase

A psoríase piora no inverno por causa do ressecamento da pele e também pela falta de sol,  porque o sol tem ação anti-inflamatória. A psoríase atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária de 20 a 40 anos.

Para o surgimento da doença, fatores emocionais são os mais relacionados a causa, como informa a Dra Denise, provavelmente atundo como fatores desencadeantes de uma predisposição genética. Porém,  a verdadeira causa da doença é ainda desconhecida. Pois são vermelhidões e descamações que aparecem em qualquer parte do corpo.

Todas essa doenças são tratáveis e quando tratadas adequadamente, a pele volta ao normal e os vermelhidões e descamações desaparecem

Tenha uma alimentação saudável

alimentos_coloridos

Coma frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja, entre outros; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros, esses são comuns nessa estação.

Beba muita água, não é só porque é inverno que você vai diminuir a ingestão, a água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo bem  hidratado apresenta uma pele macia, elástica e bem mais bonita.

Por isso é importante manter os cuidados durante o inverno também, para não desencadear nenhuma das dermatites mais comuns nessa época e manter a pele ainda mais saudável e bem hidratada.
Nunca se esqueça de passar diariamente o protetor solar, é muito importante para a proteção.

Confira também outras dicas para aprender a cuidar melhor da sua pele.

Hoje a dica foi bem informativa e espero que ajude a prestar mais a atenção na sua pele nessa época também.

Beijão

Ágatha Alves

Ágatha Alves

Jornalista por formação, 25 anos, leonina, cacheada com muito orgulho e paulistana. Cultiva um amor incondicional por esmaltes e algumas coisinhas a mais.

More Posts - Website - Twitter - Facebook

0
16 Comments
  • Elaine Almeida
    julho 4, 2016

    Amei o post,o inverno é uma estação agressiva,precisamos de cuidados redobrados com a saúde e pele! Beijos

  • alanazoz
    julho 4, 2016

    Que dicas valiosas!
    Menina não sabia que tudo isso podia acontecer no frio haha

  • Aline Pereira de Souza
    julho 4, 2016

    A gente tem mania de pensar em cuidados para pele no verão, mas no inverno a gente esquece ne? e olha quanta coisa pode acontecer!
    Hidratação e boa alimentação são essenciais mesmo! Arrasou nas dicas!
    beijos

  • Pry Silveira
    julho 5, 2016

    Adorei as dicas. Eu sempre fico com a demartite seborreica nessa época por conta da água muito quente do chuveiro 🙁
    Beijos

  • karoltomaz
    julho 5, 2016

    Dicas ótimas! O cuidado com a pele principalmente nessa época do ano é importante, pois a idade chegando a gente começa a ver… adorei
    http://www.karoltomaz.com.br/

  • Elaine Almeida
    julho 5, 2016

    Amei o post!!!Precisamos cuidar da pele tanto no verão quanto no inverno!
    Beijos

  • Luciane Norberta
    julho 6, 2016

    O Inverno judia né, alimentação e hidratação é fundamental nessa época, até a pele que é mais oleosa sofre!

  • Fabiele Feó
    julho 6, 2016

    Gente, o frio é mesmo um vilão pra nossa pele, não sabia de tudo isso!! O problema, aqui no Sul pelo menos, que faz muito frio, é como não tomar banho com a água tão quente, a gente congela dai.. hehehe Adorei as dicas!!

  • Lidiane Fraga
    julho 6, 2016

    Adorei suas dicas, o inverno aqui no RS é terrível.
    Tenho que começar a comer mais frutas, confesso que são muito pouco as que eu gosto;

  • Carla / Blog Geração Mulher
    julho 7, 2016

    Adorei o post! As descamações (ou agora aprendi que o jeito certo de falar é psoríase) acabam com minhas pernas. Às vezes passo o dia todo de calça no trabalho, e quando chego em casa estou toda branca e descascando de tão ressecadas. Haja creme hidratante!

  • Andreia
    julho 7, 2016

    Minha pele já ressecada normalmente,nessa época então nem se fala.
    Obrigada pelas dicas!

  • Jessé Diniz
    julho 11, 2016

    Cuidados com a pele nunca são demais, ainda mais durante o frio. Minha pele é bem oleosa, então tenho que tomar cuidado. Obrigado pelas dicas <3

    • Ágatha Alves
      Ágatha Alves
      julho 11, 2016

      É verdade como disse nunca é de mais cuidar da pele, a minha pele tbm é oleosa e preciso cuidar sempre.
      Beeeijo, fico feliz que tenha gostado

  • Erica Oliveira
    julho 11, 2016

    Graças a Deus não tenho problemas de pele por causa do frio, tento me cuidar mais nesse época, a única coisa que não consigo de jeito nenhum é deixar o banho quente rsrs e exatamente por isso tento intensificar a hidratação rs

    • Ágatha Alves
      Ágatha Alves
      julho 11, 2016

      É a melhor coisa a se fazer, eu tbm não consigo me livrar de um banho bem quente nesse frio rs, impossível.

  • Pαℓℓoмα Vαsconceℓos' (@Pallomaaa_)
    julho 16, 2016

    Na minha cidade não tem um clima tão frio, mas ainda sim, sinto os efeitos que o inverno trás pra pele. Eu adorei as dicas!

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: