Dica: Mantenha o cabelo natural ainda mais lindo

Manter o cabelo natural está em alta, veja algumas dicas para ajudar manter os fios saudáveis

Estamos passando por uma tendência de manter os cabelos naturais ou quem se viu refém dos processos químicos, passarem pelo processo de transição para voltar ao natural, de alguma forma isso traz  poder e liberdade à mulher, pode ser até uma ótima oportunidade de ter um visual totalmente diferente e novo, e também de redescoberta de seus próprios fios.

Quem tem os cabelos ondulados, cacheados e cresposos sabe das pequenas dificuldades em manter toda a textura em ordem, definidos, brilhoso e macios. Pensando nisso, Bruno Piovan e Monique Ruffi, CK artists do salão C.Kamura Campinas, deram dicas ótimas que podem ajudar a cuidar ainda melhor e manter as madeixas mais saudáveis.

Confira as dicas:

Tratamento com frutas e produtos naturais são indispensáveis?
Segundo o beauty artist Bruno Piovan esses produtos não são indispensáveis, muitas pessoas fazem esse tipo de tratamento caseiro com produtos naturais e orgânicos, o que também é legal.

“No entanto, existem fabricantes que estudam e desenvolvem produtos para facilitar a vida do consumidor. Se tem um produto pronto e específico, vale a pena comprar. Com certeza ele vai te dar um resultado bacana”, afirma Piovan.

Lavagem dos cabelos

no-poo-low-poo

Cada tipo de cabelo tem sua espessura, a lavagem vai depender muito disso.

“Finos e/ou em pouca quantidade podem ser lavados todos os dias. Agora, quem tem muito cabelo e tem o fio mais grosso, pode espaçar mais, para dar tempo da raiz secar 100%”, explica Monique.

Essa penamento segue a técnica que muito se vê falar, o “No Poo / Low Poo”, que utiliza sempre produtos sem parabeno ou sulfato ou até shampoos específicos, como bálsamos, que fazem pouca espuma, porém limpam igualmente, sem agredir tanto o fio, principalmente dos cabelos cacheados.

Essa técnica ensina a escolher melhor os produtos que levamos para casa. As pessoas que possuem o cabelo muito cacheado ou crespo, por exemplo, não precisa lavar dia sim dia não, até porque eles perdem muita hidratação pela sua estrutura espiral, ficar um tempo sem lavar o cabelo, dois ou três dias, os fios ficam até melhores, melhora a forma dos cachos e também diminui o frizz, pois a cada dia o cabelo fica mais hidratado.

O tempo certo da hidratação

Para saber a quantidade de hidratação que o seu cabelo necessita, é importante avaliar antes a situação do fio. Os cabelos mais fino ou coloridos precisam de uma reconstrução, enquanto outros podem só precisar nutrição.

A hidratação em salão é recomendada pelos profissionais uma vez por mês, já a caseira precisa ser em um período menor.

“Em casa, eu recomendo às clientes hidratar a cada seis lavagens com xampu e condicionador”, informa Piovan.

Lembrando que os cabelos levam cerca de 24 horas para secar completamente e dormir com ele molhado pode fazer surgir fungos no couro cabeludo.

A pós-lavagem é importante

Rayza Nicacio

Rayza Nicacio

Após lavar os cabelos é preciso também fazer a finalizando, podondo ser com um leave-in, creme para pentear ou mousse, eles são realmente essenciais para melhor resultado, evitando o frizz e o volume exgerado.

“Os óleos finalizadores também são bons para devolver óleo e água para fio, dando aspecto de hidratado”, orienta Monique.

Nada de cabelos secos

nao-penteie-o-cabelo-seco
Quem tem os cabelos cacheados, crespos ou ondulado podem sofrer com aquele aspecto seco.

“A oleosidade natural do couro cabelo tem dificuldade de descer para o fio, diferente do que acontece com os lisos. Por isso precisa de uma nutrição extra”, explica Monique.

A utilização de óleos ajudam muito nesses casos.

Qual o melhor corte para quem tem cabelos cacheados?
Piovan indica que os cortes desfiados e desbastados são os mais indicados, lembrando que o corte só melhora o design.

“Cremes e produtos vão ajudar a estilizar o cabelo do jeito que você deseja, dando forma”, reforça.

Todas essas dicas desses experts ajudam e muito a cuidar dos cabelos de forma natural, deixando saudáveis, bonitos, não é atoa que as marcas estão tentas para esse novo momento, lançando produtos indicados e direcionados para cada tipo de cabelo e necessidades dos fios.

Ágatha Alves

Ágatha Alves

Jornalista por formação, 25 anos, leonina, cacheada com muito orgulho e paulistana. Cultiva um amor incondicional por esmaltes e algumas coisinhas a mais.

More Posts - Website - Twitter - Facebook

0

No Comments Yet.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: